sábado, 19 de junho de 2021

Estudo: QUEM É DEUS? (Parte 1)

 

   





 A Terceira Pergunta do Breve catecismo é: Qual é o ensino principal das Escrituras? O que nos ensina a Bíblia Sagrada? A resposta é: “As Escrituras nos ensinam principalmente o que o homem deve crer a respeito de Deus e qual dever Deus requer do homem”.

    Mas quem é Deus? Você já fez esta pergunta? Como você poderia definir Deus? É exatamente o tema que trataremos nesse estudo.

 

     I.        COMO ALGUMAS CULTURAS E ETNIAS VEEM DEUS?

 

a.    Para os Índios da cultura tupi-guarani, Tupã é considerado o senhor do relâmpago, do raio e do trovão. Ele também é o criador da terra, dos mares, dos céus e dos mundos animal e vegetal... Tupã é o deus supremo desse grupo indígena. Segue-se uma sequencia de deuses na mitologia indígena no Brasil.

 

b.    Na mitologia Grega, Zeus figura o papel central na criação de deuses e homens, embora haja um deus dos deuses na mitologia grega chamado Cronos, o pai desses deuses na mitologia grega.

 

c.    Na mitologia romana, Júpiter, é o pai dos outros deuses e responsável pela existência humana.

 

d.    Em fim, se fossemos analisar cada cultura e etnia, não iriamos concluir nossos estudo.

 

e.    Nossa intenção é mostrar que o ser humano tem um senso religioso. Em si, ele guarda a crença na existência de algum deus, sobre o qual ele deposita devoção.

 

f.     Mas quem é Deus para nós? Quem é o Deus Cristão?

 

    II.        QUEM É DEUS, SEGUNDO A RESPOSTA DO BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER?

 

a.    Deus é um Espírito infinito, eterno e imutável em seu ser, sabedoria, poder, santidade, justiça, bondade e verdade.

 

b.    Pode-se justificar a resposta, observando o que nos é dito em João 4.24: “Deus é Espirito...”, também em 1 João 4.2, nos afirma que Deus é Espírito: “Nisto conhecereis o Espírito de Deus...”.


c.    Sendo Deus Espirito, Ele não tem fim, Ele é infinito e eterno, como nos afirma o Sl 147:5: “Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; o seu entendimento é INFINITO. Em Isaias 57:15 nos é dito que este Deus que é infinito, também é eterno: “Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na ETERNIDADE...”.

 

d.    Dentro da resposta a esta pergunta, refletimos sobre os Atributos de Deus.

 

   III.        OS ATRIBUTOS DE DEUS.

 

a.    O que são atributos? Significa: O que é próprio ou peculiar a alguém ou a alguma coisa; característica, ou seja, qualidade considerada positiva; virtude.

 

b.    Nos Atributos concernentes a Deus estão Os atributos Comunicáveis e os Atributos incomunicáveis.

 

c.    Atributos incomunicáveis estão ligados estritamente a Deus como o Ser Absoluto. Tais atributos apontam para a perfeição de Deus. Consideremos as mesmas:

 

 

1.    Existência Autônoma de Deus – Deus é auto existente, isto é, Ele tem em si mesmo a base da sua existência. (existe por si só) – Vejamos algumas referencias que comprovam esta verdade:

 

-        “NO princípio criou Deus os céus e a terra”. Gn 1.1

 

-        “E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU...” Êx 3.14.

 

-       "Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o “Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento”. Is 40:28.

 

-        “O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;” At 17:24, 25.

 

2.    A imutabilidade de Deus – É a perfeição pela qual não há mudança em Deus, não somente em seu ser, mas também em suas perfeições, em seus propósitos e em suas promessas. Vejamos algumas referencias que comprovam esta verdade:

 

-          “E também aquele que é a Força de Israel não mente nem se arrepende; porquanto não é um homem para que se arrependa”. 1 Sm 15:29.

-        “Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos”. Ml 3:6.

 

-        “Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação”. Tg 1.17

 

 

3.    A infinidade de Deus -  É a perfeição de Deus pela qual Ele é isento de toda e qualquer limitação. Vamos à Bíblia:

 

-        “Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!” Rm 11:33.

 

-        “Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus”. Sl 90:2.

 

-        “Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; o seu entendimento é infinito”. Sl 147:5.

 

4.    A Unidade de Deus – Só pode existir um Único Deus e que todos os seres tem sua existência dEle, por meio dEle e para Ele. Em toda a Bíblia encontramos referência que atestam e comprovam a existência de Um Único Deus Verdadeiro. 

 

-        “Para que todos os povos da terra saibam que o SENHOR é Deus, e que não há outro”. 1 Reis 8:60

 

-        “Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR”. Dt 6:4

 

-        “Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele”. 1 Cor 8:6.

 

-        “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem”. 1 Tm 2:5

 

 

Conclusão:

 

a.    Nesta primeira parte do Estudo “Quem é Deus”, pudemos aprender que Deus é um Espírito infinito, eterno e imutável em seu ser, sabedoria, poder, santidade, justiça, bondade e verdade.

 

b.    Seguindo esta linha, entendemos através da Palavra de Deus, que Deus possui atributos Incomunicáveis e Atributos Comunicáveis.

 

 

c.    o presente estudo procurou refletir a respeito dos   Atributos Incomunicáveis de Deus.

 

d.    No próximo estudo iremos refletir sobre os Atributos Comunicáveis de Deus.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário