segunda-feira, 21 de junho de 2021

A LUZ DE CRISTO

 



Lc 11.33-36


        Jesus Cristo já havia dito abertamente que é a luz do Mundo e que aqueles que o seguem jamais andam nas trevas. Desde a queda do primeiro homem, o mundo passou a viver em trevas constantes e estas trevas tem afastado o homem de Deus.

            Muitas pessoas continuam rejeitando serem iluminados pela Luz do Mundo que é Cristo. Muitos continuam com os corações endurecidos e o pior de tudo isto é que muitos que um dia foram iluminados por Cristo, tem se afastado desta luz e tem adentrado a cada dia as trevas.


            Como registado em Lucas 11.33, muitos tem se escondido para não serem iluminados pela luz. Muitos, como diz Willian Heandrisken, “Em vez de permitir que a luz de Cristo iluminasse os corações e a vida de deles, a estavam obscurecendo”.


                De que forma a Luz de Cristo é obscurecida na vida de uma pessoa?

 

I.        QUANDO PERMITIMOS QUE OS NOSSOS OLHOS SE DESVIEM DO ALVO QUE É CRISTO ( Lc 11.34).

 

            O ser humano é atraído por aquilo que ele vê.  O principio de Eva continua vivo em nossos corações (“E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos...” Gn 3.6). O rei Davi olhou a mulher de Urias e foi atraído pela beleza dela (“... e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista” 2 Samuel 11:2). O coração de Judas se inchou quando recebeu as trinta moedas para entregar Jesus, (Mt 26:15).

 

            A depender do direcionamento do nosso olhar, nos desviamos de Deus e de sua salvação. Eva comeu do fruto e deu ao marido e ambos se afastaram de Deus e toda a humanidade pecou. Davi pecou tomando uma mulher que pertencia a Urias, seu servo, (“... Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela...” 2 Samuel 11:4). Judas pecou, traindo Jesus por preço de trinta moedas.

 

            Muitos homens traem suas mulheres, por aquilo que ele pensa que vê e que acha que é melhor que a sua esposa. Quando permitimos que o nosso olhar contemple o pecado, permitimos que o mesmo faça morada em nossos corações e a Luz de Cristo é obscurecida.

 

II.        DEVEMOS COMPROVAR SE A LUZ DO EVANGELHO REALMENTE É EVIDENCIA EM NOSSOS CORAÇÕES. Vs. 34, 35.

 

 

             Jesus dirige a Palavra para cada pessoa individualmente. Ele está usando a Palavra no singular, “o teu olho”, “o teu corpo”, “a luz que em ti”...  Jesus se dirige no plural para nos chamar a atenção para um exame pessoal. Costumamos a fazer juízo de valor com as outras pessoas, mas aqui Jesus diz “Vê, pois, que a luz que em ti há não seja trevas”.

              Jesus conscientiza de cada pessoa, cada crente na obrigação de perguntar a si mesmo se a luz do evangelho tem produzido uma mudança genuína, profunda, interior em seu coração e vida. Se aqueles que foram iluminados pela Luz de Cristo, agora ama verdadeiramente a Deus e ao próximo, de modo que os frutos do Espírito sejam evidentes em suas vidas.

 

              Por isso Jesus exorta a que examinemos se realmente existe Luz em nosso ser, ou que pensemos que há luz em nossa vida, mas na verdade o que há é escuridão.

 

 

CONCLUSÃO:

 

              Jesus conclui esta Palavra afirmando que todo o corpo deve ser iluminado, não havendo nenhuma parte escura, ou seja, em trevas. V. 36. A luz que há em nós, deve refletir pra que todos que estão ao nosso redor, possam ser iluminados também. Quando uma pessoa está cheia da Luz Espiritual, ela evidencia: santidade, sabedoria, alegria espiritual etc.


                Pergunte a si mesmo: Minha vida está iluminada pela Luz de Cristo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário