quinta-feira, 3 de junho de 2021

 

DEUS É REFÚGIO E FORTALEZA PARA OS QUE NELE CONFIAM



O Capitulo 17 do livro de 1 Samuel, nos revela dois homens que apresentam diferenciais bem definidos a nível de cultura.

Enquanto Davi era um simples pastor de ovelhas (17:15), Golias era um grande um guerreiro filisteu, munido de experiência vivida e também destro na guerra, conforme vemos em 17:33.

As roupas de Davi eram simples, as de Golias, roupa de guerreiro; as armas de Davi, uma simples funda, porém as de Golias, eram espada, lança e escudo, além de ter um escudeiro a seu serviço.

Quanto a estatura, para um soldado comum, a média era de mais ou menos 1,70Mts, como a Bíblia informa que Davi era muito jovem, certamente o seu tamanho era bem menor que 1,70Mts. Golias, segundo 17:4, media seis côvados e um palmo, o que equivale a quase 3mts. A diferença de tamanho entre Davi e Golias, era gritante, por isso vemos nas gravuras de atividades infantis, o exagero no tamanho de Golias.

O aspecto de Davi, era doce, meigo “e de gentil aspecto”; Golias certamente por sua experiência em batalhas, era um homem rude e intimidador, por isso desprezou Davi (17:42).

A diferença final entre estes dois, é que Davi servia ao Deus vivo e verdadeiro, enquanto Golias servia aos deuses falsos dos filisteus (17:43).

A recompensa para estes dois foi que enquanto Davi Servia ao Deus Vivo e Verdadeiro, teve como recompensa uma coroa na cabeça e um nome que atravessou gerações, Golias teve sua cabeça decepada e seu nome esquecido nas gerações e quando lembrado, é lembrado com desprezo e como perdedor.

Concluo esta reflexão lembrando a você, que não importa o seu tamanho, sua beleza exterior ou suas habilidades,  Deus se importa com você, quando você é fiel diante dele. Deus honrou a Davi, enquanto Golias foi desonrado e esquecido. A batalha não foi vencida pela destreza de Golias, ou pela força de Davi, mas por que Davi confiou em Deus e Deus é quem lhe deu a vitória. Devemos sempre confiar em Deus em todas as circunstâncias da nossa vida.

 

Pr. Davi Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário