sábado, 26 de junho de 2021

CONHECENDO A CRISTO!

 



Marcos 8:29


Declaramos abertamente o Nome de Cristo; fomos batizados em Nome de Cristo; Oramos em Nome de Cristo..., em fim testemunhamos que seguimos e caminhamos com Cristo.

Os discípulos deixaram tudo para seguir após Cristo; testemunhavam o Nome de Cristo e aprenderam a orar em Nome de Cristo, mas em dado momento, Jesus perguntou aos seus discípulos: “Mas vós, quem dizeis que eu sou?”.

Em nossos dias, essa pergunta ainda é constante, mas a resposta muitas vezes é diferente daquela proferida por Pedro: “Tu és o Cristo”.

O inicio do capitulo 8 evidencia algumas curas e milagres realizados por Jesus. Nos versículos 1-9 Jesus multiplica pela segunda vez pães e peixes para alimentar uma multidão de quase 4 mil pessoas, todas famintas e desgastadas pelo dia que tiveram, como observado pelo Senhor Jesus: “Tenho compaixão da multidão, porque há já três dias que estão comigo, e não têm quê comer. E, se os deixar ir em jejum, para suas casas, desfalecerão no caminho, porque alguns deles vieram de longe” (Vs. 2, 3).

Na segunda parte do capitulo, em Dalmanuta, Jesus é desafiado pelos fariseus a fazer um sinal publico. Talvez eles desejavam ver um show de mágica, ou talvez na esperança de um possível fracasso de Jesus, eles queria expor Jesus ao ridículo, porém Jesus não estava disposto a promover entretenimento para os fariseus, pois os mesmos faziam parte de “uma  geração má e adúltera...” (Mt 12:39) e incrédula, que realmente não estava disposta a abandonar os seus pecados e seguir humildemente a Jesus.

É possível que essa mesma geração exista em nossa sociedade e ainda, talvez muitos dentro das igrejas estão “a espera de um milagre”, porém por ser “Uma geração má e adúltera” e incrédula não tem experimentado as riquezas das misericórdias de Cristo em suas vidas, transformando-as a imagem de Cristo.

Por causa da incredulidade daquelas pessoas, Jesus “...deixando-os, tornou a entrar no barco, e foi para o outro lado” (Mc 8.13). Em nossos dias, por causa da incredulidade em nossa sociedade, o milagre não acontece; a transformação não acontece. A cada dia que passa a sociedade fica mais corrompida e distante de Deus. Muitos se admiram com uma cura, mas não adora aquele que realizou a cura; muitos pedem um sinal, mas sua vida está distante daquele que o realiza.

Uma outra cura que é relatada no capitulo 8, é a cura do cego. Por causa da incredulidade na cidade de Dalmanuta, Jesus não efetuou milagres, mas foi em Betsaida que Jesus mostrou o sinal através da cura daquele cego, pois ele “... ele ficou restaurado, e viu cada homem claramente” (v.25). Quando há fé naquilo que Jesus pode fazer, Ele faz, porém se há incredulidade, nada acontece, a restauração não pode acontecer onde há incredulidade.

Finalmente Jesus promove entre seus discípulos, uma espécie de pesquisa de opinião. Jesus pergunta: “Quem dizem os homens que eu sou?” (v. 27).

As respostas são variadas, pois havia muitas opiniões a respeito da pessoa de Cristo, pois uns diziam que Ele era “João o Batista; Elias; ou um dos profetas” (v. 28). Muitas opiniões podem ser ditas a respeito de uma pessoa, porém a opinião verdadeira fluirá apenas por aqueles que o conhecem verdadeiramente.

Para aqueles que estavam esperando apenas sinais e maravilhas de Jesus, Ele poderia ser João Batista que havia retornado dos mortos; poderia ser Elias que voltou ou qualquer outro profeta, menos “Cristo, o Filho do Deus Vivo” (Lc 16:16).

A resposta é corretamente expressa por aqueles que realmente conhecem a Cristo. Os discípulos tinham intimidade com Cristo, eles o conhecia muito bem, por isso Pedro responde com toda a segurança: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Lc 9:20).

Jesus queria saber a opinião pessoal dos discípulos, se realmente eles o conheciam. A resposta de Pedro representava a convicção dos doze. Todos tinham convicção de quem era Jesus: “... o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Lc 9:20).

O que podemos tirar como lição para as nossas vidas? O que a resposta de Pedro significa para nós, que servimos ao Senhor?

 

1.    Apenas os que são templo e morada do Espirito Santo, reconhecem verdadeiramente que é Jesus. Pedro não movido por emoções e nem tampouco respondeu de maneira carnal, Pedro respondeu, por que o Pai revelou quem é Jesus em seus corações. Jesus responde a Pedro: “Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus” (Mt 16:17).

 

2.    Embora servos de Deus, não estamos livres das tentações e até mesmo agir de forma contrária a Cristo. Pedro tentou aconselhar o Senhor Jesus de que a Cruz seria algo trágico e que Jesus deveria desistir. A resposta de Jesus é que ao contrário do que Pedro havia respondido pelo Espirito de Deus, agora ele agi de forma contrária ao Espirito de Deus. Respondeu Jesus: “Retira-te de diante de mim, Satanás; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas as que são dos homens” (Mc 8:33).

 

3.    Finalmente, se desejamos conhecer completamente o Senhor Jesus, devemos tomar a nossa cruz, e siga-me. Esse carregar a cruz deve ser algo constante na vida do crente. Lucas acrescenta que o carregar a cruz deve ser algo diário, vejamos: “... tome CADA DIA a sua cruz, e siga-me” Lc 9:23.

 

Conclusão:

 


Se desejamos conhecer o Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, devemos tomar a nossa cruz a cada dia e segui-lo. Quais as implicações para seguir a Cristo? (Lc 9.23).

 

1.    Convicção  Se alguém quer vir após mim...”

 

2.    Ter uma vida de renuncia – “... negue-se a si mesmo”.

 

3.    Seguir incondicionalmente a Cristo – “... tome cada dia a sua cruz”.

 

4.    Está disposto a perder a própria vida por Cristo se for necessário – “Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará”.

 

5.    Como nos orienta o profeta Oséias: “Que Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR...” (Os 6:3). Amém!

 

Pr. Davi Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário