segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Reflexão - CONSTRUINDO NOSSA VIDA AOS PÉS DO MESTRE



Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.



Ao observarmos as pessoas, podemos ver o quanto estão distantes de Deus, pois muitos buscam os seus próprios interesses e não tem mais tempo para ouvir a voz de Deus e nem tampouco praticá-la. Jesus, nestes versos nos mostra dois tipos de construtores e dois tipos de construção, como também dois tipos de solo.

Primeiro, podemos ver a experiência dos construtores. Um tem a experiência de avaliar de uma forma positiva o local onde iria construir sua casa. Ele percebe que o local seguro onde deveria construir seu lar é exatamente em um solo rochoso, pois sabia que as condições climáticas destruiria sua obra. Mas o outro construtor, por ser inexperiente e negligente, resolve construir sua casa sobre a areia, talvez achava que a própria areia serviria de matéria para sua construção. Não, mas o problema não vai estar em ser inexperiente ou experiente, mas em ser sensato naquilo que se esta fazendo e sensatez significa Fazer o que é certo, é ter discernimento ser prudente. Um construto foi prudente e construiu sua casa em um local que ele sabia que estava longe do perigo, porém o outro, pela sua falta de prudência, construiu sua casa em um local que não tinha segurança, por isso teve que arcar com o prejuízo.

Segundo, devemos saber que é valioso ouvir a voz de Deus. A Palavra de Deus nos diz que se ouvirmos a Voz de Deus a não devemos endurecer os nossos corações (Hb 3.7,8). Nos versos a cima, Jesus nos ensina que o fato de ouvirmos a sua voz nos dá garantia de segurança. Essa Segurança que Jesus fala, é a segurança eterna, onde um dia habitaremos com Ele na Glória eterna. Veja como ele nos diz: “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras”. Tenho visto que muitas pessoas se recusam em ouvir a voz de Cristo aos seus corações. Tais pessoas estão agindo como o construtor insensato, tem construídos suas vidas em um solo que não é seguro, por isso quando vem as adversidades em suas vidas, elas ficam desamparadas, com suas vidas destruídas e tudo isso por acontece pelo fato de serem insensatos. Qual o solo que você está construindo sua vida? Qual a voz que você tem dado ouvidos?

Terceiro,  apenas ouvir a voz de Deus não é suficiente, mas praticá-la significa segurança plena. Podemos observar que Jesus não parou no ouvir, mas ele continuou dizendo que era necessário praticar, e é exatamente o que nos é dito também em Tiago 1:22: “E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos”. Aqueles que pesam que só o fato de ouvirem uma pregação ou alguém lendo as páginas da Bíblia, já estão de bem com Deus, estes estão enganados e enganando a si mesmo, caso não pratiquem os ensinamentos da palavra de Deus. Para estarmos bem com Deus é necessário que pratiquemos a Palavra de Deus e uma forma de praticá-la é termos uma vida de oração, testemunho e fé autêntica.

Conclusão:

“Esse texto trata do senhorio de Cristo na vida do cristão. Se Cristo é o nosso Senhor, ouvimos à sua voz. "As minhas ovelhas ouvem a minha voz e me seguem". Trata também de obediência. A entrada no reino tem a ver com obediência - não a obediência que conquista méritos e favor diante de Deus,pois isso é impossível - mas aquela obediência que curva-se ao senhorio de Cristo e é resultado da regeneração promovida pelo Espírito de Deus no coração do homem.
Nesse texto, Jesus chama seus ouvintes a avaliar suas vidas - suas construções. A avaliar seus alicerces, se estão cravados em uma rocha sólida, capaz de fazê-los resistir às tempestades”. (Tiago Santos - http://www.ministeriofiel.com.br/artigos/detalhes/477/Os_Dois_Construtores_e_as_Duas_Casas)



Pr. Davi Gomes do Nascimento



Nenhum comentário:

Postar um comentário