domingo, 19 de abril de 2020

MESNSAGEM SOBRE O AVIVAMENTO BIBLICO





Habacuque 3:2

  

Segundo alguns estudiosos o nome Habacuque siguinifica “abraçar”. Lutero entendia que o nome Habacuque significa “um abraçador”, ou aquele que abraça outro ou toma-o em seus braços.
O profeta Habacuque profetizou no final do reino de Judá. Por não ouvirem os profetas enviados pelo Senhor, o Reino do Norte iria suncumbir diante do poder do Império Assírio e seriam levados para o cativeiro e nunca mais retornaria a sua terra natal.
Quanto ao Reino do Sul, alternava entre se aproximar de Deus e se afastar de Deus. Nos tempos em que reinavam reis piedosos, o povo era conduzido a aproximar-se de Deus e busca-lo de forma constantante, porém quando reinavam reis ímpios, o povo se afastava de Deus e suncumbiam nas praticas idólatras.
O profeta Habacuque, diferente dos outros profetas, passa a questionar Deus sobre a situação que Judá estava vivendo. Ela passa a questionar Deus, pelos métodos que Ele empregava para punir o povo, ao ponto de usar os Caldeus como vara de disciplina.

I.        A SITUÇÃO ESPIRITUAL DE JUDÁ. NOS TEMPOS DE HABACUQUE

Após a morte do rei Josias, o reino do Sul sucumbiu  a corrupção religiosa implantada nos tempos do rei Manasséis e que se intensificou nos tempos do rei Jeoaquim.
Após a morte de Josias, Judá voltou a se rebelar contra Deus e não dava ouvidos aos profetas que o Senhor enviava para convocá-los ao arrependimento.
O Pr. Hernandes Dias Lopes comenta que “Jeremias fez ouvir sua voz pelas ruas de Jerusalém, chamando o povo a se humilhar debaixo da poderosa mão de Deus. Ele confrontou o impiedoso rei Jeoacaz, mas este lançou o profeta na prisão e queimou os rolos do Livro. O cálice da ira de Deus foi se enchendo, e chegou o dia em que ele transbordou. Nesse dia, o rei de Jerusalém viu seus filhos serem mortos; ele teve seus olhos vazados, e a cidade de Jerusalém foi entregue às mãos dos caldeus”.

Irmãos, precisamos entender que o pecado tem as suas consequências. Deus continua sendo Juiz em nossos dias e ele continua punindo o pecado. Deus condena o pecado do seu povo, da sua igreja. A igreja não está insenta de julgamento, pois a Palavra nos diz em 1 Pedro 4:17: “Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?”

II.        A IGREJA EM NOSSOS DIAS PRECISA DE UM VERDADEIRO AVIVAMENTO.

a.    O avivamento acontece quando nos voltamos a Palavra de Deus – O profeta Habacuque ficou espantado ao ouvir Deus falar que iria disciplinar o seu povo pelas mãos dos Caldeus. Ao mesmo tempo que Deus diz que iria julgar a Babilônia pelos pecados cometidos.

b.    O avivamento acontece, quando nos voltamos a uma vida de oração – Tanto a Palavra quanto a oração, são praticas inseparáveis, elas andam de mãos dadas. A pessoa que não ler a Palavra de Deus e nem tem uma vida de oração, está fadada ao fracasso espiritual.  Habacuque ouve e Habacuque ora. A Palavra de Deus produz em nós dependência de Deus.

c.    O Pr. Hernandes Dias Lopes comenta ainda que “A oração que honra ao Senhor deve caminhar da humilhação do homem para a exaltação de Deus” (3.2).

d.    Destacamos três indispensáveis encontrados na oração de Habacuque:

1.    Humilhação (3.2) – Habacuque não questiona Deus pelo seu silencia e nem a respeito dos métodos que Deus usa para julgar o seu povo. Habacuque não intercede pelo povo,para que Deus suspenda a execução da disciplina contra Judá. Ele está perplexo com a glória de Deus e seu coração é levado a adorá-lo. A revelação de Deus nos leva ao pó da humilhação.

2.    Adoração –  Martyn Lloyd-Jones diz que devemos aprender a ver Deus em Seu santo templo acima do fluxo da História e acima das cenas cambiantes do tempo. O profeta Habacuque foi levado a um sentimento de adoração.

3.    A petição (3.2) - A petição de Habacuque não é por livramento. Habacuque apela a Deus que avivasse sua obra no decorrer dos anos.


Conclusão:

Talvez um dos temas que são destaques em muitas igrejas é exatamente o tema “Avivamento”. Muitos grupos tem promovido programas de  avivamento em suas denominações. Mas quando acontece o avivamento no meio do povo de Deus?

1º Quando nos voltamos a Palavra de Deus e;

2º Quando aprendemos a orar como convém e com sinceridade.

Que o Senhor nos ajude a buscarmos o verdadeiro avivamento em nossos corações, começando em nós mesmos.



Pr. Davi Nascimento


Assista esta mensagem através do Canal Graça Maravilhosa e Se inscreva em nosso canal.





Nenhum comentário:

Postar um comentário