domingo, 19 de abril de 2020

MENSAGEM BÍBLICA




Daniel 4:1


O livro de Daniel abrange todo o período em que o Reino do Sul se encontrava exilado na Babilônia.
            O livro está dividido em duas partes, como exposto no Comentário de Joyce G. Baldwin:

1.    Os capítulos 1 a 6, relatam os fatos e incidentes que ocorreram com Daniel e seus companheiros, Sadraque, Masaque e Abnego.

2.    Os capítulos 7 a 12, que são cronologicamente superpostos as quatro visões que vieram a Daniel quando já era idoso.


A Bíblia fala que Daniel foi um Jovem temente e fiel a deus, embora ter sido levado para o exílio em um país pagão, ele resolveu em seu coração, não se contaminar com as práticas daquele país:


“E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar”. Dn. 1,8



Deus honra aqueles que é fiel a sua vontade e que busca não se contaminar com “as iguarias deste mundo”.


“Ora, Deus fez com que Daniel achasse graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos”. Dn 1.9


             Os fatos ocorridos na vida de Daniel, no inicio de sua estada na Babiblônia, foi um prelúdio para os grandes testes de fé que ele enfrentaria, como também sua honra diante da corte do rei Nabucodonosor. Deus iria honra-lo e ele testemunharia da grandeza de Deus diante do rei.
            Daniel refletiria a Luz de Deus diante do rei ímpio, o que posteriormente o levaria a reconhecer e testemunhar da grandeza e sublimidade do Deus Vivo.
            Um rei que induzido pelos seus conselheiros a fazer uma estatua de si mesmo para que o povo se prostrasse diante dela em adoração, inclusive iria impor a Daniel que assim o fizesse, acabou se rendendo aos pés do Deus vivo em adoração e reconhecimento a divina glória de Deus.
            Um rei que diante do seu grande império, seus projetos arquitetônicos e passou a glorificar a si mesmo, v.30.

           Isso ofendeu o próprio Deus, pois a sua Palavra nos diz que Deus não divide a sua glória com ninguém:


“Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura”. Is 42:8

             Deus pune o pecador, quando este se exalta e procura engrandecer a si próprio, visando sua própria glória. (v. 30)Jesus disse que “... todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado”, Mt 23:12. Satanás tentou Jesus com a ofertar de reinos, poder, grandeza:


“... e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares”. Mt 4.5.


              Deus puniu o Rei Nabucodonosor, humilhando-o e fazendo-o semelhante a um animal Foi obrigado a olhar para o Reino de Deus, reconhecendo que Deus é Rei sobre todos os reinos.

Podemos aprender algumas verdades no texto que lemos:

1.    À Deus pertence toda a riqueza do universo, é ele quem faz com que o ser humano prospere ou não, Vs. 20-22.

2.    Deus tem poder para tomar, retirar aquilo que o soberbo tem, inclusive sua vida, v. 23

3.    Deus frustra a sabedoria e intentos humanos, quando estes furtam a Glória que pertence a Deus e transferem para si mesmos, Vs. 24, 25.

4.    É o que o apostolo Paulo nos dia em Rm 1:23 e 25:


“E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.. Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente”. (Vs 23, 25)

5.    O reino da Babilônia foi arrancado das mãos do rei Nabucodosor, e o mesmo pastou igual aos bois, até que reconhecesse que toda honra pertence unicamente a Deus.

6.    Muitas vezes é na adversidade que somos levados a reconhecer a grandeza e Soberania do Senhor Nosso Deus. É na adversidade que reconhecemos a nossa pequinês diante da grandeza de Deus.

7.    Nabucodosor reconheceu sua insignificância diante da Suprema Majestade de   Deus. Reconheceu quão pecador era ele diante de um Deus santo.

8.    O mesmo devemos fazer. O filosofo Sócrates ficou conhecido pela frase: “Conhece-te a ti mesmo”. Paulo nos diz em Gálatas 6:3: “Pois, se alguém se considera importante, não sendo nada, engana a si mesmo”.

9.    O apostolo Paulo procurava buscar conhecimento dele mesmo, e chega a conclusão de quão pecador ele era:

“Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço. E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim”. Rm 7:15-20.


10. Quando reconhece-se que toda a honra e glória pertencem a Deus, há restauração em nossas vidas como um todo. Vs. 26, 27.

11. Finalmente, se desejamos ter comunhão com o Senhor nosso Deus, precisamos:

1º reconhecer quem nós somos – Nabucodonossor precisou reconhecer quem era ele, um pecados que diante do Soberano Deus, nos assemelhamos ao vapor, que logo se desvanece, é o que nos diz Tiago 4:14: Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece”.

2º Reconhecer que tudo o que temos, ou tudo o que somos, não é nada, diante dos olhos de Deus. Nabucodossor tinha um reino e um status elevado, mas em questão de segundo, talvez minutos ou até mesmo horas, perdeu tudo o que tinha e como um animal insignificante se tornou.

3º Só em Cristo podemos ser e ter aquilo que Ele nos proporciona, e o melhor, a maior de todas as bênçãos, a vida eterna. Disse Jesus: “E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão”, João 10:28. “Se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”, 2 Cor 5:17.


Pr. Davi Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário