quarta-feira, 20 de julho de 2016

SÉRIE SERMÕES - APOCALIPSE


Apocalipse 1

Introdução: Este é o ultimo livro da Bíblia. Para muitos é um livro cheio de mistérios, para outros é um livro que gera temor... Mas para a igreja? Qual o significado? O que ele gera em nossas vidas? Para o crente fiel ao Senhor, este livro deve gerar uma viva esperança de que o fim estar próximo e que em breve seremos levados com o Senhor para a lória eterna, local este, que o Senhor conquistou para nós naquela cruz.
Este livro está catalogado na categoria de livros de revelação, onde retrata o seu escritor preso em uma ilha carceraria, chamada Patmos. Patmos foi usada como um lugar de banimento durante os tempos romanos. Patmos é uma pequena ilha da Grécia a 55 km da costa da Turquia, no mar Egeu.
Por decreto do imperador Deocleciano foi João banido para a ilha de Patmos, condenado "por causa da Palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo". Apoc. 1:9. 
Quem foi João, o escritor deste livro? João é retratado na Bíblia como o discípulo que Jesus amava (Jo 13:23), também foi o escritor do evangelho e as três epístolas que receberam o seus nome. Alguns estudiosos entendem que o livro de Apocalipse não recebeu o nome de João, por dois motivos:

1.    Que quem é o autor deste livro é o próprio Deus, revelado em Jesus;

2.    João estava na qualidade de profeta, aquele que iria transmitir o que lhe estava sendo dito.

Ainda, podemos observar que o propósito do livro de apocalipse é unicamente transmitir conforto à igreja e não medo, até por que o tema deste livro é “a vitória de Cristo e de sua igreja, sobre Satanás e seus agentes. Por isso, este livro não foi dirigido apenas às sete igrejas da Ásia, mas a igreja de nosso tempo. O podemos aprender para a nossa edificação?

      I.        BEM AVENTURADO É AQUELE QUE LER, OUVE E GUARDA A PALAVRA DE DEUS.


a.    A nossa sociedade está cega para ler a Palavra de Deus, surda para ouvir Deus falar aos seus ouvidos e com os corações muito preenchidos para compreender e guardar as Palavras de Deus. (Mateus 13 : 15) Is 29.13

b.    Quando a Bíblia é lida e praticada, passamos a conhecer melhor a vontade de deus para as nossas vidas. (Mt 22:29)

c.    Quando a Palavra de Deus habita em nossos corações, temos a consciência do que é o pecado e ficamos envergonhados diante de Deus, por isso nos achegamos diate dEle e confessamos e por isso recebemos perdão. (Salmos 119 : 11; (II Crônicas 7 : 14)

d.    Aquele que ler, ouve e guarda a Palavra de Deus, reconhece que o fim está próximo, por isso procura viver de forma que agrade a Deus. (Ap. 1. 3; 1 Pe 4.7,8)


    II.        CRISTO ANDA EM NOSSO MEIO (Ap 1.13, 12 e 20)


          O apostolo João nos mostra neste capitulo, que Cristo andava no meio dos Candeeiros que são as igrejas e que por andar no meio das igrejas, Ele conhecia as suas obras. As Sete Estrelas (Os anjos, mensageiros, pastores), seriam os transmissores da mensagem que havia sido revelada a João na ilha de Patmos. A cada Igreja o senhor esclareceu que conhecia as obras de cada uma:

a.    À igreja da cidade de Éfeso – “Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos” Ap 2.2.

b.    À igreja da cidade de Esmirna – “Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás” Ap 2.8.

c.    À igreja da cidade de Tiatira“Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras”. Ap 2.19.

d.    À igreja da cidade de Sardes“Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus” Ap 3.2.

e.    À igreja da cidade de Filadélfia“Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome”. Ap 3.8.

f.     À igreja da cidade de Filadélfia - Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Ap 3.15

O Senhor reconhece quando investimos em sua obra, pois Ele está em nosso meio, mas reconhece também, quando somos negligentes para com a sua obra. Cada dessas igrejas tiveram suas obras expostas e a maioria foi elogiada, com exceção a igreja da cidade de Laodiceia.

Aplicação: Como tem sido a tua convivência com Cristo? Você é alvo de elogios e passiveis concertos, ou temos sido como a igreja de Laodiceia, que foi censurada, repreendida por não realizar a obra do Senhor com primazia? Pensemos nisto!!

   III.        A IGREJA É VITORIOSA NO PRESENTE.

a.    Cristo está tratando sua igreja como igreja vitoriosa neste mundo. Não é uma vitoria a ser conquistada ainda, é uma vitoria já realizada em nossas vidas. (I Coríntios 15 : 57)

b.    A nossa vitória foi conquistada na cruz do Calvário, por isso devemos andar como vitoriosos (Rm 8.37), por isso Jesus nos diz que ao vencedor dará a coroa da vida (Tg 1.12).

c.    Os vitoriosos não temem a morte, pois creem que Jesus venceu a morte (1 Cor 15.54-57). Por isso Paulo nos diz que como vitoriosos devemos ser “firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor” 1 Cor 15.58.



CONCLUSÃO: Ao meditarmos nestas verdades aqui expostas, qual a reflexão que fazemos? Como temos andado neste mundo? Qual tem sido a nossa contribuição para a obra de Deus neste mundo? Temos nos esforçado para levar o evangelho a todos que estão ao nosso alcance e também aqueles que não estão? Temos investido mais neste mundo do que em nossa vida espiritual? Aqueles que até o momento tem deixado de seguir a Cristo tem negado o seu nome através da rejeição, o Senhor nos diz que “qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus” Mt 10.33. O Senhor nos diz o “fim está próximo”, por isso conclamamos a todos a que estejam preparados para este tão glorioso e grande dia. Amém!

____________________________________________
Pr. Davi Gomes do Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário