quinta-feira, 28 de julho de 2016

A CORRUPÇÃO NA POLITICA BRASILEIRA E O DECLINIO DA NAÇÃO



No ano de 1987, a banda de rock nacional Legião Urbana, lançava o seu mais novo sucesso por nome, Que País é Esse. Esta música reflete, uma das mais tristes realidades em nossos dias. Nos primeiros versos da música, nos é dito: “Nas favelas, no Senado Sujeira pra todo lado Ninguém respeita a Constituição Mas todos acreditam no futuro da nação”. 
Observamos que depois de 29 anos, as coisas não mudaram muito. Por um lado contemplamos a corrupção florescendo no meio da população, quando vendem seu voto por um saco de cimento, quando se fura filas de bancos, quando se compra e não se paga, e isso de forma crescente, até chegar à liderança política do país. Para chegar a uma solução para este problema, precisamos voltar as nossas atenções para alguns fatores. 

Primeiramente, é de vital importância lembrar que saímos de um regime opressor, que foi o regime militar. Este foi o período da política brasileira, em que militares conduziram o país. Direitos constitucionais foram cassados, a censura era posta em prática e por fim, aqueles que eram contra tal regime, eram alvos da repressão militar. Os militares justificaram o golpe, sob a alegação de que havia uma ameaça comunista no país, por isso passou a controlar a sucessão presidencial, indicando um candidato militar que era referendado pelo Congresso Nacional.

Segundo, também é de vital importância lembrar que a nossa democracia se deve ao movimento Diretas Já de 1984, quando “o Congresso Nacional se reuniu para votar a emenda que tornaria possível a eleição direta ainda naquele ano”. Nessa época, a população foi às ruas protestar em favor do voto popular e direto. Ficamos livres da opressão! 


Em nossos dias, vemos que tudo aquilo que foi conquistado com muito sacrifício parece que foi esquecido. Vemos que a corrupção aumentou, a crise voltou com força e a população tem assistido de mãos atadas o declínio sociopolítico do Brasil. Talvez a tristeza, a incerteza e a decepção tenha tomado conta dos nossos corações ao ponto de nos esquecemos de que temos ainda uma arma poderosa e que quando usada, ela assusta e estremece a casta dominante de políticos e esta arma chama-se voto popular. Esta é a solução para tratarmos do problema de corrupção politica em nosso país. Não elegendo, ou reelegendo corruptos.

___________________________________________
Pr. Davi Gomes do Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário