quinta-feira, 11 de setembro de 2014

VINDE A JESUS





Mateus 11.28-30

Em seu ministério terreno, o Senhor Jesus usou coisas do cotidiano e até mesmo a cultura da sua época, para ilustrar as verdades do Reino de Deus. Em Mt 6.16-24, ele mostra que o jejum que era uma pratica dos religiosos, não passava de uma pratica hipócrita pelo fato de não haver vida de santidade em quem o fazia; Jesus fala também da pratica que o povo tinha de prender a sua vida no ajuntar tesouros na terra, que tal pratica também não adiantava nada, pelo fato dos tesouros não comprarem a salvação; ele também fala a respeito dos olhos que se forem bons o corpo todo também seria bom, ou seja Jesus fala no brilho que os filhos de Deus devem evidenciar, e por fim, ele fala que não se deve servir a dois senhores, ou seja, as praticas pecaminosas e idolatras e ao Deus Verdadeiro. Tudo isto para mostrar a necessidade que todos tem de se voltar para o único Deus verdadeiro. Jesus fala também em Mt 13, sobre a parábola do Semeador, pelo fato da agricultura ser também uma pratica na época do Senhor Jesus. Quando chegamos em Mt 11.28-30, vemos o Senhor Jesus usar objetos do dia a dia para explicar a necessidade que o homem tem de ser salvo.

O que significa JUGO? O que significa FARDO?

Jugo = Peça de madeira colocada sobre a cabeça dos bois e que os atrela a uma carroça, arado; CANGA.


Fardo = Pacote, objeto ou conjunto de pacotes ou objetos volumosos e/ou pesados destinados a transporte; Qualquer tipo de volume, pacote ou embrulho; Aquilo que é penoso, difícil de fazer, carregar ou suportar.
O que podemos aprender com este texto?


I – TODO SER HUMANO NASCE COM UM JUGO E UM FARDO.

 
Jesus nos mostra que o homem que não o tem como único e suficiente Salvador, vive semelhante a um animal, pois anda com um julgo e além de andar com um jugo ele carrega um fardo muito pesado. Jesus diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”, v. 28. Que jugo e que fardo e esse? É o jugo e o fardo do pecado. Paulo nos diz: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”; Rm 3.23. Este jugo e este fardo acompanha os seres humanos desde de a sua concepção, nascimento, vida e morte; a Bíblia nos diz no Salmo 51.5: “Eis que em iniquidade fui formado e em pecado me concebeu minha mãe”. A palavra iniquidade significa Pecado, culpa, crime; Maldade, perversidade. Pecado significa Falta, erro, transgressão; Crueldade, maldade. Quem pode dizer que não nasceu com estas terríveis qualidades? Cremos que ninguém pode dizer que esta limpo diante de Deus. Podendo assim parafrasear o que o salmista queria dizer no Salmo 51.5, ficaria dessa forma: “Eis que em Pecado, culpa, crime; Maldade, perversidade fui formado e em Falta, erro, transgressão; Crueldade, maldade me concebeu minha mãe”. Essa é a realidade do homem, ele nasce com estas imperfeições, O apostolo Paulo ainda diz em Rm 3.10 -12: Como está escrito: “Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus”.
Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só”. O pecado fez com que o homem fosse separado eternamente de Deus. Quando Paulo fala esta verdade, ele está citando Is 59.2-4 que diz: “Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus: e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça. Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos de iniquidade: os vossos lábios falam falsamente, a vossa língua pronuncia perversidade. Ninguém há que clame pela justiça, nem ninguém que compareça em juízo pela verdade; confiam na vaidade, e andam falando mentiras; concebem o trabalho, e produzem a iniquidade”.
Alguém pode até perguntar: “Qual origem do pecado?”. A resposta está em Gn 2.16, 17, quando Deus ordena ao primeiro homem Adão que ele não comesse do fruto proibido, Deus disse a Adão: “De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás”. Deus deu uma ordem e restava ao homem cumpri-la, porém em Gn 3.6 nos diz que: “Vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu, também, a seu marido, e ele comeu com ela”. Deus havia ordenado ao homem que em hipótese alguma ele comesse do fruto proibido, por que se comesse morreria, porém ele comeu. A palavra de Deus nos diz que se o homem comesse ele morreria e o homem morreu. Como se dá este fato do homem ter morrido? O que é a morte? A Palavra de Deus nos mostra três tipos de morte distintos, a saber: morte física; morte espiritual e morte eterna ou segunda morte. Estudaremos cada um destes tipos a seguir:

 
1º-MORTE FÍSICA.

 
Morte física é a separação da parte espiritual do ser humano (alma e espírito) do seu corpo natural. É o fim da vida física e da relação do homem com este mundo (Lc 16.26). É a morte biológica do homem. A Bíblia fala que há um abismo entre o mundo dos mortos e o mundo dos vivo, em Lc 16.26 nos diz: está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que, os que quisessem passar daqui para vós, não poderiam, nem tão pouco os de lá passar para cá. Estas palavras foram ditas pelo Senhor Jesus quando ele falava do rico que morreu e foi para o inferno e Lazaro que também morreu e estava na glória eterna.
 

2º MORTE ESPIRITUAL.

 
É a separação entre o homem e Deus; separação esta, que pode ser temporária (Quando o homem se arrepende de seus pecados e passa a seguir ao Senhor Jesus) ou eterna (2ª morte). É a situação do homem adâmico diante de Deus devido ao pecado sem a reconciliação com Deus por intermédio de Jesus Cristo, como nos fala Paulo em Rm 5.12: “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim, também, a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram”. Quando o homem pecou, perdeu automaticamente a comunhão que possuía com o seu criador; portanto passou a morrer tanto física, como espiritualmente.


3º MORTE ETERNA
 

Também chamada 2ª morte – Em Ap 2.11, 20.6, 14, 21.8; nos fala sobre esta morte: “O que vencer não receberá o dano da segunda morte”, Ap 2.11; “Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição: sobre este, não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos, E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo, esta é a segunda morte”. Ap 20.6, 14; “Mas, quanto aos tímidos, e aos descrentes, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos devassos, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte”, Ap 21.8. Diferencia-se da 1ª morte, sendo a 1ª morte temporária e física e a 2ª morte uma separação definitiva de Deus.
A morte eterna também se diferencia do estado de morte espiritual no qual se encontra o homem sem Deus, pois este poderá se reverter quando há a conversão do coração, mas a morte eterna jamais poderá se reverter.
É um castigo eterno pelo homem ter rejeitado o plano de salvação de Deus. Esta é a situação do homem, após o pecado ele tornou-se morto diante de Deus pelo fato do pecado ser um jugo e um fardo muito pesado na vida do ser humano, onde ele não pode por si mesmo se livrar deste jugo e fardo pesado, mas quem pode o livra? A resposta esta no versículo 28: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”, essa é a segunda verdade que quero compartilhar com todos.


II – JESUS É O ÚNICO QUE PODE ALIVIAR O NOSSO JUGO E FARDO PESADO



Quando conhecemos qual a nossa situação diante de Deus ficamos um tanto assustados, mas não precisamos nos preocupara que Jesus disse que iria aliviar o nosso fardo, porém existe uma condição, Ele diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos”, quem acha que não nasceu em pecado não venha. Quem não reconhece que é pecador, não venha, por que a condição é: Quem está cansado de carregar um jugo e um fardo pesado de pecado. Jesus disse certa vez que “Não necessitam de médico os que estão sãos, mas, sim, os que estão enfermos; Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento”, Lc 5.31, 32.
O que é ser justo? Significa uma Pessoa que se revela pura perante Deus. Quem é pura diante de Deus? Ninguém! O que Paulo disse? todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. O que Isaias e Paulo disseram? “Não há um justo, nem um sequer”. Quando Jesus diz que não veio a este mundo não para chamar justos e sim pecadores, Ele tinha a consciência de que não existia ninguém justo, porém em sua época, havia alguns que se achavam justos diante de Deus e pela sua falta de humildade, Jesus disse que estes não tinham direito ao Reino de Deus por que não reconheciam seu pecado e por não reconhecerem não se arrependiam de nada.
Queridos, para sermos salvos é preciso reconhecermos que somos pecadores e nos arrepender dos pecados que cometemos contra Deus e contra o nosso próximo.
Em sua pregação aos israelitas Pedro disse: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério, pela presença do Senhor”, At 3.19. Não basta só neste momento evidenciarmos arrependimento, mas deve haver também uma verdadeira conversão. O que significa uma verdadeira conversão? Significa ação ou resultado de transformar em uma nova criatura e como iremos nos transformar em uma nova criatura? Em II Cor 5.17 nos é dito que “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. Em Cristo o homem é justificado diante de Deus. No meio jurídico a justificação significa: Aquele que é citado numa justificação judicial, para prova, como parte. Na Bíblia o termos significa: O cristão em estado de graça ou de justiça. Uma pessoa é transformada justa diante de Deus por meio de Cristo. Paulo nos diz em Rm 5.1, 2: “SENDO, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual, também, temos entrada, pela fé, a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus”.
Como o homem pode ser justificado diante de Deus? Crendo no Senhor Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador. Quando Paulo foi preso por que pregava o nome do Senhor Jesus, ele e Silas louvava ao Senhor dentro da cadeia e repentinamente Deus enviou um grande terremoto que abriu as portas das prisões, porém ninguém fugiu. O carcereiro quando viu, pensou que todos havia fugido e puxou a sua espada e tentou se matar, porem Paulo não permitiu e gritou dizendo: “Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos. E, pedindo luz, saltou dentro e, todo tremulo, se prostrou ante Paulo e Silas. E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa”, At 16.28-31. Aquele homem sentiu que o seu jugo e fardos eram pesados, e ele sentiu o desejo de ser aliviado, ele aprendeu que só o Senhor Jesus poderia fazer isto, por isso ele a sua família entregaram as suas vidas aos cuidados do Mestre, o Senhor Jesus.
Quando o homem entrega a sua vida a Jesus, ele deixa de ser escravo deste mundo, dos vícios, prostituição, impiedade e passa a servir unicamente a Jesus. Aqueles que não servem a Jesus tem como senhor de suas vidas o mundo e o diabo, porém quando ele se arrepende e se entrega a Jesus ele passa a ter como Senhor de sua vida Jesus Cristo. Jesus nos diz no versículo 29 e 30: “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. O chamado de Jesus, cheio de autoridade e de bondade, se dirige aos fadigados e oprimidos, aos pobres pecadores, cujo peso das transgressões os curva ao chão e que não encontram consolo ou alivio em qualquer coisa do mundo. Todos eles encontram nele repouso, alívio, nova vida, nova força. Jesus fala que aqueles que estão cansado e sobrecarregados, deixam o seu jugo e fardo mundano e recebe de Cristo um outro jugo e fardo que é o jugo da cruz, que o cristão precisa carregar neste mundo, como seguidores que são daquele que por nós carregou sua cruz. Este peso obrigatório do cristão é peso agradável e leve para ser carregado. Nele não há nada que seja constrangedor e opressivo, porque, numa última análise, é Ele que em amor carrega tanto a nós como aos nossos pesos. O descanso que Jesus dá às nossas almas, é aquele descanso e completa satisfação que nos vem pelo conhecimento do Salvador e de sua plena redenção. Jesus disse que aquele que quiser segui-lo deve renunciar a sua vida de pecados tomar a sua cruz e assim segui-lo, é o que ele nos diz em Mt 16. 24: “Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me”.

Ao analisar estas verdades aprendemos que:

 
1. É melhor servir a Cristo do que servir ao mundo e ao diabo; 

2. Que não reconhece que é pecador e não se arrepende não será salvo do juízo que está próximo a vim sobre os que andam em rebelião contra o Senhor Jesus Cristo;

3. Quando servimos ao Senhor Jesus, o julgo e o fardo que antes carregávamos foi substituído pelo jugo e fardo de Jesus que são suave e leve para carregar.


Compreendendo estas três verdades e as colocando em nossos corações há possibilidade de restauração e reconciliação com o nosso Deus que está irado com aqueles que vivem na pratica do pecado.

 

Pr. Davi Gomes do Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário