sábado, 17 de setembro de 2016

SÉRIE SERMÕES - OS DEZ MANDAMENTOS

           Resultado de imagem para os dez mandamentos



Êxodo 20:1,2.

           Iniciaremos hoje mais uma série de ministrações, desta vez, vamos falar sobre os Dez Mandamentos da Lei de Deus. Usaremos como fonte primária de pesquisa a Bíblia Sagrada e como fontes secundárias, a Confissão de Fé de Westminster e o Catecismo Maior de Westminster. Queremos tratar nestas ministrações, primeiro como Deus se relaciona com Ele mesmo, segundo, como ele se relaciona com suas criaturas em geral e, terceiro, como Ele se relaciona com a sua igreja, de modo particular.
Devemos primeiro, considerar o prefácio dos Dez Mandamentos. O texto que lemos nos diz: “Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão”. O que Deus queria dizer com estas Palavras? Deus aqui, meus amados irmãos, está manifestando de maneira clara a sua Soberania como Senhor Absoluto. Sendo Ele Soberano, ele também evidência os seus eternos atributos, que são: Eternidade, Imutabilidade, Onipotência, Onipresença, Oniciência...
O que precisamos entender é que Deus é Aquele que existe de Si e em Si mesmo, e que traz à existência todas as coisas. Deus é Aquele do pacto com o antigo Israel quanto com todo o seu povo e que como livrou Israel do cativeiro egipcio, também é o mesmo que nos libertou do nosso cativeiro espiritual e que, portanto somente a Ele devemos honrar e ter como Único Deus e como servos, devemos procurar guardar todos os seus mandamentos. O que podemos aprender para a nossa edificação hoje, através destes versiculos?


  I.         POR QUE ESTES PRIMEIROS VERSOS SÃO IMPORTANTES?

Ø  São três razões:

a.    Devemos entender que eles são partes integrais dos Dez Mandamentos,

b.    Eles fixam as razões por que temos a obrigação de obedecer aos mandamentos,

c.    Eles assentam o fundamento para a responsabilidade moral nos dois fatos:

1.    A soberania Absoluta de Deus e;
2.    A sua Obra de Redenção

Falamos tanto em Soberania de Deus, cantamos tanto a Soberania de Deus, mas será que sabemos o que realmente é Soberania de Deus?
Quando lemos na Palavra de Deus que ele é soberano, isso quer dizer que Ele tem autoridade Absoluta, Suprema e Imutável e o domínio sobre todo o universo. Por ser Soberano, Deus é supremo a todas as criaturas. A Confissão de Fé de Westminster nos diz que “Ele é a única origem de todo o ser; dele, por ele e para ele são todas as coisas e sobre elas tem ele Soberano domínio para fazer com elas, para elas e sobre elas tudo quanto quiser” (CFW II.II).
Muitas vezes nutrimos uma imagem de Deus, como se Ele fosse um Deus limitado pela vontade e imaginação humana, mas Ele diz em sua Palavra: “Eu sou o SENHOR teu Deus...”.

  
 II.        A SOBERANIA DE DEUS NA OBRA DA SALVAÇÃO.

Quando falamos na obra da Salvação, nos vem a pergunta: Que tem Soberania para salvar? Deus ou o homem?
Vejamos algumas referências Biblicas que nos ajudaram a responder essa pergunta:

a.    Salmos 68:20
b.    Jonas 2:9
c.    Apocalipse 19:1

Qual destes textos nos é dito que a salvação é gerada pelo próprio homem? Não há refência ao homem, no sentido de que ele pode conquistar a salvação por meritos próprios. E por quê? Veja o que o apostolo Paulo nos diz: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” Rm 3.23, mas ele ainda nos diz que "como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram"  Rm 5 :12. Jesus disse: “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós...”Jo 15.16, Ele disse ainda: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem"  Jo 10:27. Jesus falou isso pelo fato de haver ovelhas que não eram do seu aprisco, ou seja, aquele que não crer, não é ovelha do Senhor, isso foi o que Ele mesmo afirmou: “Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito” Jo 10.26.
Podemos perguntar: E agora, como podemos ser salvos? A resposta está em Efésios 2.8,9: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”. A resposta é GRAÇA, apenas a graça de Deus, manifesta em Cristo Jesus, pode dar a salvação ao homem caído. Nossas obras são insuficientes para nos conferir a salvação, pelo fato de que nossa justiça própria é para Deus como trapos de imundícias, é isso que nos é dito em Is 64.6: “Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia”, em seguida nos é dito: E já ninguém há que invoque o teu nome, que se desperte, e te detenhas; porque escondes de nós o teu rosto, e nos fazes derreter, por causa das nossas iniquidades”, v.7. Então, podemos observar que não há nenhuma centelha de bondade divina no ser humano, que o conduza até Deus e se hoje estamos aqui reunidos para adorar ao senhor, a esse Deus que é soberano, é por que Ele nos trouxe pela sua maravilhosa graça. Ele e somente Ele é Soberano para Salvar o homem em seu estado de morte espiritual. Ele e Somente Ele pode trazer o homem de volta a vida, de volta à sua presença.


III.        A REDENÇÃO DE DEUS NOS IMPÕE DUAS OBRIGAÇÕES.


Hoje podemos dizer que gozamos de liberdade, pois foi através de Cristo, em Cristo e para cristo que somos livres. Mas essa liberdade redentora nos impõe duas obrigações. São elas:

a.    A obrigação da fidelidade – “Somente a ele devemos receber como nosso único Deus”. Deus requer da parte de nós, exclusividade plena. A nossa vida devocional, pessoal e social, não deve ser dividida com outras coisas, pois ele é um Deus Santo e  Zeloso: “Então Josué disse ao povo: Não podereis servir ao SENHOR, porquanto é Deus santo, é Deus zeloso, que não perdoará a vossa transgressão nem os vossos pecados. Se deixardes ao SENHOR, e servirdes a deuses estranhos, então ele se tornará, e vos fará mal, e vos consumirá, depois de vos ter feito o bem”, Josué 24.19,20. Em Pv 12:22 nos diz que “Os lábios mentirosos são abomináveis ao SENHOR, mas os que agem fielmente são o seu deleite”.

b.    A obrigação da Obediência – O crente tem a obrigação de obedecer a Deus em todas as áreas de sua vida. A desobediência tem como consequência, a punição e condenação eterna. As ovelhas procuram obedecer a voz do seu Supremo Pastor. Quem não obedece, não pode ser classificada como ovelhas de Cristo. A desobediência é entendida como rebeldia e os rebeldes não entraram no Reino de Deus.

CONCLUSÃO: Por que é tão importante atentarmos para o estudo dos  Dez Mandamentos? Por que é tão importante para o crente voltar seus olhos a Lei de Deus? Responderei e encerrarei esta mensagem usando o salmo 19:7-11:


A lei do SENHOR é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos símplices.

Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro, e ilumina os olhos.

O temor do SENHOR é limpo, e permanece eternamente; os juízos do SENHOR são verdadeiros e justos juntamente.

Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos.

Também por eles é admoestado o teu servo; e em os guardar há grande recompensa.



Que Deus nos abençoe.


Pr. Davi Gomes do Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário