Tiago 1:9-11
Introdução:
Antes de fazermos uma abordagem do texto em
questão, precisamos entender que aqui há um diferencial entre pobreza e riqueza.
Temos que ter cuidado com a autocomiseração, o que é isso? A autocomiseração
é o sentimento de autopiedade, de pena de si mesmo; que sente dó de si próprio.
Existem muitas pessoas que pelo fato de não dispor de recursos financeiros,
passa a detestar que o tem, daí passa a viver uma vida de coitadismo e
autocomiseração.
Dentro da igreja a dois tipos de pessoas de vidas sociais distintas.
Dentro da igreja há pessoas pobres e pessoas ricas. Não há problema algum entre
essas classes sociais, a questão é, como a igreja lhe dá com isso? Será que
Jesus condenou a riqueza para abraçar os pobres? Será que o “vende tudo o que
tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me” (Mt 19.21),
deve ser entendido literalmente? Será que na igreja primitiva era proibido ter
bens, propriedades e até mesmo riquezas? Por outro lado, será que para fazer
parte da igreja e para ser aceito na mesma, tinha que ser rico, possuir bens...?
O que Tiago quer nos ensinar através dessas palavras?
I. POBREZA E RIQUEZA SÃO CONDIÇÕES SOCIAIS PRESENTES NO AMBIENTE INTERNO
DA IGREJA.
a. Primeiro, devemos entender que o Senhor Jesus
chamou a salvação as duas classes, Mt 11.28, Lc 19:2; Pv 22.2.
b. Segundo, não podemos definir preferências por classes
sociais dentro da igreja, isso é acepção de pessoas e Deus não se agrada de tal
postura. Rm 2.11; Jó 13:10; Tiago 2:1.
c. Terceiro, temos que aprender a viver em
sociedade dentro da igreja. Pv. 13.10; 2 Tm 2.23; 1 Cor 1.11
II. QUAL O PROCEDER DO CRENTE HUMILDE? V.9
a.
Primeiro, não deve ser de
autocomiseração, isso é pecado. João 12.5.
b.
Segundo, não maltratar
aqueles que são mais humildes do que ele, Pv 28.3.
c.
A segundo o texto de
Tiago, “a “condição humilde” podia e pode incluir muitos aspectos: fazer
parte da categoria dos escravos, não ter estudo (p.ex. analfabetos),
ter poucos dons, renda baixa, poucas posses, profissão
simples, falta de influência. – “Glorie-se na sua dignidade”: é
justamente dele ( do humilde) que se aproxima de modo especial nosso Senhor Jesus
Cristo, que “se tornou pobre por amor a nós” (2Co 8.9)[1]
d.
Terceiro, Por meio da
pobreza de Jesus o humilde se torna rico (2Co 8.9)[2].
e.
Finalmente, aqueles que
apresentam as características de humilde, Glória-se na Humildade “com louvor e
ação de graças”.
III. QUAL O PROCEDER DO CRENTE DE CONDIÇÕES ELEVADAS? V.10
a.
Os
“ricos” na igreja eram pessoas abastadas e de posição social destacada, membros
de famílias influentes, avantajadas em dons e estudo[3].
b.
Tiago
fala da “insignificância” dos ricos, justificando-a com a
transitoriedade da riqueza e, por consequência, também dessa base de seu sentimento
de valor e autoconfiança: “porque passará como a flor do eva”.
c.
Quando
morremos, os nossos bens ficam para trás (Lc 12.20s).
d.
A
pobreza não humilha a riqueza não exalta.
e.
Quando
a questão da riqueza não parece mais tão terrivelmente importante, estão
asseguradas também as premissas para a harmonização social. Ela acontece sem
que se faça grande alarde disso. Pessoas renovadas geram uma realidade nova.
Dessa maneira a riqueza também passa a não ser mais tentação e perigo[4].
CONCLUSÃO:
Depois de tudo o que ouvimos, como podemos
aplicar estas verdades em nossas vidas?
a.
Primeiro,
entendendo que o Senhor não nos escolheu por que somos de classes baixa, média
ou alta. O que temos ou o que deixamos de ter, para Deus não vale nada.
b. Segundo,
não devemos nos apegar a uma posição social para sermos queridos ou aceitos,
antes, devemos gloriar-nos no Senhor.
c.
Terceiro,
devemos amar nossos irmãos independente daquilo que ele possui ou deixa de
possuir.
d.
Finalmente,
tudo o que temos, ficará com a nossa partida eterna, por isso façamos o bem
enquanto estamos vivos. Para refletir: 1 Tm 6:18
Pr. Davi Gomes do Nascimento
[1] Fritz
Grünzweig, CARTA DE TIAGO COMENTÁRIO ESPERANÇA, Ed. Esperança
[2]
Idem;
[3]
Idém;
[4]
Idém.
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