sábado, 8 de abril de 2017

PREGAÇÃO

 Isaías 1.2


O profeta Isaías, teria vivido entre os anos 765 AC e 681 a.C., durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, sendo contemporâneo à destruição de Samaria pela Assíria e à resistência de Jerusalém ao cerco das tropas de Senaqueribe que sitiou a cidade com um exército de 185 mil assírios em 701 a.C.
O nome Isaías significa “O Senhor é salvação”. Isaías começou o seu ministério perto do fim do reinado de Uzias, cerca de 758 a.C. Seu ministério estendeu-se por cerca de sessenta anos, através dos reinados de Jotão, Acaz e Ezequias. Segundo a tradição Isaías morreu como um mártir, cerca de 680 a.C., no início do reinado do ímpio rei Manassés. Segundo a tradição, ele foi serrado por este rei (cf. Hb 11.37). O tema do livro de Isaías é o mesmo do significado do seu nome: “O Senhor é a salvação”. O objetivo imediato do livro era ensinar a verdade de que a salvação é pela graça.
Ao abrir a boca, o Senhor dirige suas Palavras a uma nação rebelde que havia deixado o Senhor no esquecimento. Uma nação que se apresenta rebeldemente diante do Senhor, ela demonstrar um comportamento ingrato diante dos grandes feitos do Senhor.
A mensagem de hoje, tem como objetivo mostrar quatro aspectos da fala do Senhor contra a nação pecaminosa e a sua graça e amor para com a mesma:


         I.        A FALA DE DEUS É DIRIGIDA A UM POVO QUE DESDENHA DE DEUS COMO SEU PROPRIETÁRIO E PAI E SENHOR, V.3.

a.    Os animais conhecem o seu dono:

a.a. Animais domésticos (cachorros, gatos...)
a.b. Animais de pasto (boi, ovelhas, cavalos...)
a.c. Animais selvagens, quando são ensinados.
a.d. O povo de Deus não tinha conhecimento de Deus, Is 5.13.

       II.        A FALA DE DEUS REVELA JUÍZO CONTRA UMA NAÇÃO PECAMINOSA, V. 4.

a.    A nação de Israel estava mergulhada no mais profundo mar de iniquidade e em consequência a isto, havia no meio do povo:

a.a. Pessoas malignas, cheias de maldade;
a.b. a corrupção estava nos corações do povo
a.c. abandonaram o Senhor, para servir aos falsos deuses;
a.d. Blasfemavam contra Deus e não havia arrependimento.
      
       Deus estava prestes a punir a nação desviada e rebelde, Ele diz: “Ai desta nação pecaminosa”. Israel estava preste a experimentar do cálice da ira divina, sendo derramada sobre as suas cabeças.

                   III.        A FALA DO SENHOR REVELA A ENFERMIDADE INTERIOR E ESPIRITUAL DO SER HUMANO, Vs. 5, 6.

a.    O apostolo Paulo nos diz que "todos pecaram e dissubstituídos estão da glória de Deus". A enfermidade do ser humano é o pecado. Ele nasce doente espiritalmente. Vejamos o que Paulo nos diz em Romanos 3.12-19.

b.    Isaías nos diz que a casa de Israel estava enferma, doente e ferida. O profeta revela que essa doença era o pecado. O povo estava de todo enfermo. Vs. 5-8.

     IV.        A FALA DO SENHOR REVELA A SUA GRAÇA E O SEU AMOR PARA COM O PECADOR, V. 18, 19.

a.    O texto nos leva a refletir o quão pecadores somos e o quanto Deus nos ama a ponte de entregar seu próprio filho para nos conceder perdão e nos salvar do inferno – João 3:16, 36 João 5.29.

b.    Deus chama ao arrependimento a nação rebelde e lhes faz promessas, v. 18, 19.

c.    Hoje Deus tem chamado ao arrependimento, aqueles que estão em rebeldia contra Ele e promete apagar os seus pecados, At 3.19


 Ø  CONCLUSÃO: 


Qual a aplicação que fazemos de tudo isto que ouvimos hoje?

a.    Mesmo em meio a tanta violência e rumores de guerra, desvio doutrinários e afastamento de deus, Deus é Soberano e governa acima de tudo e de todos;

b.    O dia do Senhor se aproxima e seu Juízo é vindo a este mundo, Lc 17.26-29; 
II Pedro 3 : 7;

c.    Ele chama pecadores ao arrependimento. Ez. 32.11;       II Cor 7:10.

Se ouvirdes hoje a sua voz, Não endureçais os vossos corações. Hoje o Senhor te chama ao arrependimento, qual a tua decisão?

Que o Senhor nos abençoe! 


Pr. Davi Gomes do Nascimento

_____________________________________
Sermão pregado no dia 09 de Abril de 2017, no culto vespertino na igreja Presbiteriana Fundamentalista de São José do Egito-PE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário